AFINAL QUAIS SÃO AS MEDIDAS PARA AMENIZAR O CALOR DE PETS?

Dra. Claudinha

AFINAL QUAIS SÃO AS MEDIDAS PARA AMENIZAR O CALOR DE PETS?

Drª Claudinha, tenho dois gatos e uma cadelinha peluda. Sei dos perigos do calor extremo para os bichos e para pessoas, sou médica. Tenho recebido mensagens nas redes sociais sobre os cuidados, mas alguns são mal escritos e com erros conceituais que percebe-se não ser de autoria de veterinários. Outro dia veio uma mensagem dizendo que o animal dentro de casa sofreria tanto quanto se deixado num carro! Então eu te pergunto: o quê de fato deve ser feito?

Obrigada, Adriana

RESPOSTA: Eu lhe agradeço a oportunidade de escrever sobre o tema. Também recebi algumas mensagens que só diziam bobagens, confundindo intermação com insolação e esquecendo que cada caso é um caso. Este é um assunto importante, óbvio. O verão está quentíssimo este ano e os cães, sobretudo, mais que os gatos, sentem demais! Não é para menos! Cães e gatos fisiologicamente tem a temperatura interna 2ºC  acima da nossa.

Mas é preciso bom senso ao ler as orientações que nos chegam por meio de redes sociais. Por exemplo, quem mora em apartamento não pode deixar de sair à rua e não haverá problema em sair procurando sombras, rapidinho, só para o xixi ou cocô, evitando o sol. Caminhadas longas ou corridas, estas sim, a partir das 19h, no horário de verão. Ao retornar, limpe as patinhas com algum líquido refrescante ou mesmo água gelada ou gelo.

Dentro de casa, na sombra, se as janelas estiverem abertas, circulando ar, não acontece intermação. Aliás, intermação é em ambiente exposto ao sol e fechado, como acontece se uma criança ou animal for deixado dentro do carro fechado, com janelas fechadas e estacionado ao sol. A consequência pode ser fatal! Insolação é com o sol diretamente no animal. Então claro, é proibido deixar um animal preso no quintal ou na rua debaixo de sol!!

Ventiladores ajudam muito e devem ser ligados para os pets, mesmo que você não esteja em casa. Melhor ainda é o ar condicionado, mas vai pesar demais no bolso deixar ligado dia e noite. Quando o ar condicionado for ligado para a família, chame o pet para aproveitar um pouco.

Água, muita água à vontade. Disponha mais vasilhas com água no ambiente e ponha gelo também. Uma prática legal é encher bolas de aniversário com água filtrada e congelá-las. Depois é só tirar a pedra de gelo e brincar como bola ou colocar para os pets lamberem. Pode também ser feito com caldo natural de frango. Água de coco também é bom.

Banhos refrescantes são deliciosos. Vale mangueira, piscina, praia, cachoeira. Toalhas úmidas geladas também são muito agradáveis para cães deitarem de barriguinha. Há no mercado os tapetinhos refrescantes, que valem bastante, mas se não der para comprar, uma garrafa pet com água congelada posta na barriguinha enquanto pet dorme, alivia muito.

Dependendo da raça pode-se tosar os pelos. Mas em tosas completas raramente a pelagem volta igual.

Portanto, tenha cuidado, mas não fique paranoica com medo de tudo, a menos que o animal tenha chegado ontem do Polo Norte, temos, nós e eles, um centro termorregulador que permite que vivamos nos trópicos. Aliás, todos nossos ancestrais, dos humanos, cães e gatos vieram da África.

comentários