ENQUETE 15: É ÉTICO MATAR UMA SUCURI DE PROPÓSITO?

Imagine você numa estrada no Norte ou Centro Oeste do Brasil, tranquilo, dirigindo seu carro, quando vê uma enorme sucuri atravessando lentamente. Você desvia ou passa por cima? Imagine outra situação, em que você é dono de uma fazenda na qual bezerros estão sendo mortos por sucuri. Você ordena que seus funcionários procurem o animal e a matem de qualquer forma ou procura orientá-los a capturar, mas não matar?

Bem, estes casos aconteceram de verdade.

É preciso levar em consideração que há um medo atávico de cobras, visto até em filmes sensacionalistas. Um medo inexplicável e gerado por desinformação. Pouca gente sabe que as cobras temem as pessoas e fogem delas. Que muitas não são venenosas e que as do tipo das sucuris, pítons e jiboias são constritoras e não picam.

Enfim, são seres mal vistos desde as narrações bíblicas e o público em geral tem horror. Acontece que algumas estão em extinção e são seres pertencentes a fauna silvestre, que não podem ser mortas, constituindo crime ambiental.

Ético?

comentários


Regras do Fórum:

Uma das intenções do blog Pet que pariu! é a moderação do debate saudável entre os usuários, mas aqui não é lugar de agressões ou intransigências. Temos por princípio publicar todas as perguntas e comentários, exceto:

  1. Os que possam ser considerados ilegais ou que violem as leis vigentes sobre direito autoral e internet no Brasil;
  2. Os que sejam inteiramente irrelevantes ao contexto em questão;
  3. Os que, não passando de insultos ou deboche, sejam inteiramente destituídos de argumentos;
  4. Os que possam ser considerados ofensivos a outras pessoas.