ENQUETE 11: Qual a razão de amarmos pets e nos alimentarmos de porquinhos, vacas e galinhas? Não é um contrassenso?

Esta é uma discussão antropológica, ética, religiosa, cultural. No mundo ocidental a maioria das pessoas são onívoras e portanto não se questionam do porquê de amar e dar espaço, cada vez maior, aos pets, enquanto contribuem para o aumento do consumo de carne. O hábito de comer carne estimula uma indústria que muitas vezes não respeita preceitos de bem-estar animal e que prejudica o meio ambiente.

Muitas pessoas adotam o vegetarianismo por causa de questões éticas, relativas ao sofrimento do animal criado para o abate. Outras, por opção religiosa e outras ainda, por saúde. A maior parte não para para refletir, tenta não se lembrar de onde vem a carne vendida no supermercado empacotada e vai tocando sua opção alimentar por hábito.

A psicóloga Melanie Joy investiga de forma brilhante e inovadora por que nós estamos tão dispostos a comer certos animais enquanto jamais sonharíamos em comer outros, no livro Por que amamos cães, comemos porcos e vestimos vacas?

E você? Já pensou nisto? Será um paradoxo?

 

 

comentários


Regras do Fórum:

Uma das intenções do blog Pet que pariu! é a moderação do debate saudável entre os usuários, mas aqui não é lugar de agressões ou intransigências. Temos por princípio publicar todas as perguntas e comentários, exceto:

  1. Os que possam ser considerados ilegais ou que violem as leis vigentes sobre direito autoral e internet no Brasil;
  2. Os que sejam inteiramente irrelevantes ao contexto em questão;
  3. Os que, não passando de insultos ou deboche, sejam inteiramente destituídos de argumentos;
  4. Os que possam ser considerados ofensivos a outras pessoas.