Enquete 12 – A Vaquejada foi considerada inconstitucional pelo STF. Maus tratos ao animal ou tão somente uma manifestação cultural?

Discute-se muito a respeito de manifestações culturais que maltratam ou sacrificam animais. É assim com as touradas, com os rituais religiosos de matriz africana, com a farra do boi, com rodeios.

Permanentemente há tentativas de proibições legais por parte do grupos de defesa dos animais. Hoje em dia poucos são os estados brasileiros que permitem circo com animais. Uma vitória conseguida aos poucos após muito esforço e que hoje já conseguiu mudar a mentalidade do público que privilegia circos sem animais.

Esta semana o STF julgou inconstitucional a vaquejada e apesar de se referir ao Ceará, a decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais.

Mas há também quem seja contra, alegando que são tradições culturais seculares e que é preciso que haja respeito às regionalidades.

Você, o que pensa disto?

comentários


Regras do Fórum:

Uma das intenções do blog Pet que pariu! é a moderação do debate saudável entre os usuários, mas aqui não é lugar de agressões ou intransigências. Temos por princípio publicar todas as perguntas e comentários, exceto:

  1. Os que possam ser considerados ilegais ou que violem as leis vigentes sobre direito autoral e internet no Brasil;
  2. Os que sejam inteiramente irrelevantes ao contexto em questão;
  3. Os que, não passando de insultos ou deboche, sejam inteiramente destituídos de argumentos;
  4. Os que possam ser considerados ofensivos a outras pessoas.