ENQUETE 16: VOCÊ VAI A CIRCO COM ANIMAIS?

São inúmeras as notícias de pessoas atacadas e até mortas por animais selvagens em circos e zoológicos. Claro que são tragédias horríveis, mas claro também que animal atacante é o menos culpado. No geral destes relatos estão envolvidos animais ferozes, predadores e que se encontram em estado de estresse, confinados, submetidos a barulhos, gritos, estímulos totalmente contrários a de seu ambiente natural. Após uma tragédia estudiosos sempre detectam situações que vão deste fome até cio passando por dores e outra perturbações psíquicas ocasionadas pela tentativa de adestramento e estilo de vida anti-natural, que nem respeita características comportamentais.

No mundo, países como México, Grécia, Finlândia, Holanda não permitem animais em circos. Na América Latina, seis países tem leis que proíbem animais em circos. Em consequência do trabalho de abnegados protetores de animais das mais variadas profissões, como advogados, promotores, médicos veterinários, biólogos e leigos, muitos estados brasileiros proibiram a apresentação de circos com animais. São doze estados como SP, SC, PR, GO, MG, RJ, ES, AL, PE, PB, RS, MS e mais de 50 municípios brasileiros que já proibiram. Mas porque isto? É tão lindo ver um urso sobre uma roda girando….Será que é lindo o sofrimento dele para se submeter a estes ensinamentos? Não. Não é! Estes animais são selvagens, precisam de liberdade, espaço e de um estilo de vida próprio de sua espécie.

Leões, ursos, elefantes, tigres, chimpazés, baleias e outros, tem o direito de não viver em cativeiro e serem obrigados a aprender truques muitas vezes sob tortura. Estressados, tensos, neuróticos, acabam por causar danos em seus adestradores ou em alguém do público.

Lamentável!!! Ensine seu filho a preferir circos sem animais como o Cirque du Soleil.

Qual sua opinião? Veja o vídeo que postamos, que é um exemplo cujo fim não foi fatal, mas que revela o que queremos debater com vocês.

comentários


Regras do Fórum:

Uma das intenções do blog Pet que pariu! é a moderação do debate saudável entre os usuários, mas aqui não é lugar de agressões ou intransigências. Temos por princípio publicar todas as perguntas e comentários, exceto:

  1. Os que possam ser considerados ilegais ou que violem as leis vigentes sobre direito autoral e internet no Brasil;
  2. Os que sejam inteiramente irrelevantes ao contexto em questão;
  3. Os que, não passando de insultos ou deboche, sejam inteiramente destituídos de argumentos;
  4. Os que possam ser considerados ofensivos a outras pessoas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *