NÃO PODE DAR ANTICONCEPCIONAL???

Dra. Claudinha

NÃO PODE DAR ANTICONCEPCIONAL???

Esta semana recebi um questionário para participar do trabalho de conclusão de curso de uma estudante de veterinária da USP. O tema? Frequência e consequências do uso de anticoncepcionais em cães e gatos. Um trabalho importante e que chama atenção para um péssimo hábito que determina graves problemas de saúde em cadelas e gatas: o uso de anticoncepcional.

O que impressiona é que em pleno século XXI a desinformação permaneça e que por falta de conhecimento tutores que não desejam que seus animais reproduzam, o que é legítimo, não vejam outra opção que nâo seja o uso de drogas contraceptivas. As drogas anticoncepcionais são popularmente conhecidas com vacina anti-cio, mas não são vacinas, são hormônios que não determinam riscos para saúde. Pior ainda! São vendidas sem prescrição veterinária. Em lojas de produtos veterinários

Medicamentos de uso contraceptivo são relacionados a inúmeras desordens graves como neoplasia de mama e piometra, além da disseminação de Tumor Venéreo Transmissível (TVT). Mas você não quer que sua cadelinha (gatinha) procrie!!! Ok. É seu direito e às vezes até um dever. Sabia que um casal de gatinhos ou de cães podem produzir em 5 anos de vida cerca de 15 mil descendentes? E já existem tantos animaizinhos abandonados, sofrendo de fome, atropelamentos, maus tratos!

Qual a solução segura? Castração. É um procedimento simples, rápido e seguro, desde que realizada por um médico veterinário. Livra o animal do câncer de ovário e útero e diminui o risco do câncer de mama. Há mutirões de castração por preços simbólicos. Castre seu pet ainda filhote a partir dos 4 meses de idade. Você verá como é tranquilo!

Então fica aqui nossa orientação: CASTRE, É UM ATO DE AMOR!!!

comentários